Organização do Trabalho
Pedagógico II
Projeto
“Projetando
Criatividade”
Conhecendo nossa
cidade (Monte Belo)
Alunas:
Maria
Antonia Esteves
Adelina
Mendes Angarani
Elaine Granato Viana
Elaine Granato Viana
Professora:
Márcia
Ambrósio Rodrigues Rezende
Tutoras
presenciais:
Geisa Gomes
Silva
Claudiane
Maria de Oliveira
ALTEROSA/MG
OUTUBRO/2012
Disciplina: Organização do trabalho
pedagógico II– 45H – 03 créditos
Profa. Márcia Ambrósio
Rodrigues Rezende
Projeto
“Projetando Criatividade”
Conhecendo nossa cidade (Monte Belo)
Nossa historia, nossa cultura: as
infinitas dimensões do olhar
Identificação
Nomes dos/as cursista/s: MARIA ANTONIA ESTEVES,
ADELINA MENDES ANGARANI SILVA E ELAINE GRANATO VIANA
Nome da Escola: E. M. SANTA CRUZ DA APARECIDA Local (cidade/estado) SANTA CRUZ
DA PARECIDA - MONTE BELO MG
Série/ciclo:
1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Número de alunos: 160
Professores envolvidos: PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)
Problemática a ser estudada /
Definição do Tema
Justificativa
Em meio a tantas
modernidades, da atualidade, as novas tecnologias da informação que tanto
contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do progresso, da sociedade em
si. As mudanças dos espaços nos quais convivemos, e somos participativos
ocorrem, e com o passar do tempo, suas corriqueiras transformações, precisamos
de um olhar das infinitas dimensões que não deixe apagar das nossas memórias nossa
cultura, nossa historia, nossa identidade como cidadãos e como pessoas humanas
transformadoras.
Sabendo dessas necessidades
decidimos criar um projeto que valorize a historia e a cultura do meio em que
vivemos e que, nosso patrimônio cultural é o legado que herdamos do passado e
que transmitimos as gerações futuras, faz-se necessário este projeto para
mostrar aos nossos alunos sua importância as transformações que a sociedade em
si sofre ao passar dos tempos, a compreensão da identidade histórica, pra que
os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem com as novas mudanças da
atualidade, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a
compreensão da historia local, adequado-a à própria historia vivenciada no
cotidiano atual.
Publico
alvo: os alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental
Objetivo (s)
O que vamos fazer?
- Incentivar a valorização do nosso patrimônio cultural de nossa
cidade, através da educação para o olhar: minucioso, instigantes, atento para a
preservação as mudanças tecnológicas, os aperfeiçoamentos e transformações e a
importância para o estabelecimento de uma cultura de valorização dos produtos
de nossa civilização, bem como para o alto conhecimento e manutenção da própria
memória;
Objetivos
específicos:
- oferecer subsídios para a preservação, valorização e divulgação do
patrimônio cultural de nossa cidade;
- Distinguir a especificidade da cultura e sua relação com o meio;
- Estimular a aquisição de conhecimentos para a compreensão da historia
local e suas transformações;
- contribuir para garantir nossa identidade cultural e melhorar a
qualidade de vida;
- Proporcionar a construção do conhecimento através da interação com o
outro.
Desenvolvimento
-Promover palestra informativa
abordando o conceito de patrimônio cultural, a importância da preservação e os
bens culturais do local social no qual estão inseridos, proferida por
integrantes do setor responsável pelo patrimônio cultural;
- Após a apresentação, promover um
debate entra alunos, professores e palestrantes sobre o tema, para
aprofundamento e esclarecimento de duvidas;
- Conversar sobre o tema em sala de
aula, fazendo um levantamento do que faz parte do patrimônio cultural de nossa
cidade e do bairro.
- Entrevista com moradores;
- fazer um estudo histórico dos bens
culturais;
- promover visitas a bens culturais do
município: montar relatório da visita, fazer desenhos, redações, poesias,
parodias, montar murais, pinturas, colagens maquetes, apresentações em Power
point, datas shows, reportagens, em fim as infinitas possibilidades que poderão
ser criadas pelos alunos e professores;
-montar uma feira cultural com toda
produção da escola
Avaliação e Resultados
esperados
O projeto será avaliado através da participação e envolvimento de todos s
alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelos resultados das ações propostas
realizadas e, principalmente pela construção dos conhecimentos adquiridos pelos
alunos no decorrer das atividades.
Conclusão
do relatório do desenvolvimento do projeto
Após o desenvolvimento do
projeto pelo grupo, as investigações sobre o tema, seus objetivos, o publico
alvo, em fim depois de muitas pesquisas, debates, chegamos ao resultado da
criação do projeto. Um projeto que buscasse e valorizasse nossas raízes, nossa
historia, partindo do nosso meio, nossa realidade, a realidade do nosso povo.
E foi neste sentido que o
propusemos aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da E. M. Santa Cruz
da Aparecida a desenvolverem junto como os professores e funcionários da
escola, voluntários que também tiveram interesse no projeto um levantamento do
patrimônio cultural de Monte Belo. Todos os alunos empenharam na busca por
informações, foi desenvolvida uma palestra com os responsáveis pela historia,
conservação e tombamento do patrimônio de Monte Belo, com a presença de
professores, direção, alunos e moradores da comunidade e em seguida
debates.
Os alunos montaram grupos
de pesquisas, fizeram visitas a locais históricos, pesquisaram pessoas mais
antigas, casa e fazendas antigas, moinhos de pedras, usinas hidrelétricas
manuais criadas nas casas da zona rural, alguns pontos importante da cidade
como a igreja, a antiga estação, casas
arquitetônicas, nomes antigos; fotografaram, investigaram, conversaram
com pessoas da sociedade sobre historia antigas do bairro, da cidade, registros
mantidos no cartório da cidade sobre a vida, fundação e desenvolvimento da
cidade.
Foi um projeto
desenvolvido em interdisciplinaridade dentro da escola por professores e
alunos. Em seguida foi montada uma feira com as fotos, relatos, redações
poesias, maquetes, cartazes, fotos e várias outras fontes pesquisadas feitas
pelos alunos e professores.
Podemos avaliar como um
projeto criativo, instigante, que proporcionou
aos envolvidos um conhecimento da historia, a cultura do lugar, e uma
comparação com a atualidade, como: O que existia no passado que não existe
mais? Como era a vida das pessoas? Como se vestiam? Falavam? Trabalhavam? A escola? A educação?
As crenças? Enfim, puderam conhecer os patrimônios culturais; correlacionarem com
as tecnologias da atualidade; compararem; diferenciarem; tirarem suas
conclusões e suas dúvidas.
Desta forma, concluímos
que tivemos um grande resultado com a criação do projeto. Foi gratificante e
proveitoso o trabalho.
Fontes
pesquisadas:
http://interagindocomasartes.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20Projetos
Texto
produzido para o 1° Curso de Diretores do Rede Municipal de Belo Horizonte, em
dezembro de 1994, revisto e atualizado para Presença Pedagógica.
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos:
intervenção no presente. Revista
Presença Pedagógica, v. 2, n 08. Belo Horizonte: Dimensão,
Mar./Abr., 1996.
Parabéns meninas! Adoramos o blog, muito bem bolado e as fotos são realmente lindas...
ResponderExcluirSem dúvida, sensibilizar as crianças e toda população a respeito da riqueza cultural da comunidade a que pertencem contribui para uma formação mais ética, crítica e global. Iniciativas contribuem para a valorização e a identidade das pessoas, evitando violências e vandalismos.
Parabéns pela ideia...
Abraços,
Érica, Bernadete e Eliana Silva- Pólo Alterosa.