sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO CANTIGAS DE RODAS

Disciplina: RECREAÇÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS Professora: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende marcia@cead.ufop.br PROJETO “BRINCADEIRAS: CANTIGAS DE RODAS” “CONHECENDO NOSSA CULTURA, VALORIZANDO NOSSAS BRINCADEIRAS” Identificação Nomes dos/as cursistas/s: MARIA ANTONIA ESTEVES, ADELINA MENDES ANGARANI E ELAINE GRANATO VIANA Nome da Escola: E. M. SANTA CRUZ DA APARECIDA Local (cidade/estado) SANTA CRUZ DA PARECIDA - MONTE BELO MG Série/ciclo: 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Número de alunos: 259 Professores envolvidos: PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º/2º ANO) PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA JUSTIFICATIVA O presente projeto tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural de nossas crianças. As mudanças dos espaços nos quais convivemos, e somos participativos ocorrem, e com o passar do tempo, suas corriqueiras transformações, precisamos de um olhar das infinitas dimensões que não deixe apagar das nossas memórias nossa cultura, nossa historia. A prática das cantigas em brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entretenimento. O contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória. Atualmente as crianças quase não cantam mais as “cantigas de rodas” com freqüência, ficaram “fora de moda”, ou seja, as crianças só despertam o interesse pelas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem. Mas como todas as crianças gostam de brincadeiras, porque não tentar resgatar a cultura que está sendo deixadas de lado? As cantigas são muito importantes, pois transmite cultura, pertence à tradição oral e são ricas para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Sabendo dessas necessidades decidimos criar um projeto que valorize a cultura, busque resgatar as brincadeiras, as cantigas de rodas no meio em que vivemos e que fazemos parte. Nossa cultural é o legado que herdamos do passado e que transmitimos as gerações futuras, faz-se necessário este projeto para mostrar aos nossos alunos sua importância de resgatar as nossas raízes, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão das brincadeiras, proporcionando que elas possam ter uma infância mais tranqüila, harmoniosa, simples; adequado-a a própria historia vivenciada no cotidiano atual. PUBLICO ALVO: os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental OBJETIVO (S) O QUE VAMOS FAZER? Levar ao conhecimento da criança uma forma de educação que valorize seu conhecimento resgate as Brincadeiras culturais e as tornem mais sociáveis Introduzir no escala conhecimento sobre as cantigas de roda, também conhecidas como cirandas. São brincadeiras que consistem na formação de uma roda com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. Interagem entre si, de forma social, emocional e cultural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Resgatar as cantigas de roda culturalmente eternizadas. • Disponibilizar troca de experiências musicais. • Levar o aluno a observar e analisar estratégias pessoais e dos colegas, nas atividades: letra, sonoridades, dinâmica e atividades de movimento. • Proporcionar ao aluno a capacidade de apreciar e refletir sobre músicas regionais. • Identificar o prazer que a música proporciona em nossas vidas. • Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem • Analisar as cantigas de rodas • Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. • Distinguir a especificidade da cultura e sua relação com o meio; • Proporcionar a construção do conhecimento através da interação com o outro. DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA • Apresentação do projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses. • Após a apresentação, promover um debate entra alunos, professores e palestrantes sobre o tema, para aprofundamento e esclarecimento de duvidas; • Conversar sobre o tema em sala de aula, fazendo um levantamento do que faz parte do conhecimento das crianças, o que é novidades para elas • Apresentar aos alunos algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção. • Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais. • Promover o desenvolvimento do projeto junto com todos os envolvidos da escola, montar relatório da visita, fazer desenhos, redações, poesias, parodias, montar murais, pinturas, colagens maquetes, apresentações em Power point, datas shows, reportagens, em fim as infinitas possibilidades que poderão ser criadas pelos alunos e professores; • Montar uma apresentação com toda produção da escola • Apresentação de um musica “cantigas de rodas” organizadas pelos alunos para pais e colegas. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM ESTE PROJETO: Língua portuguesa, artes, ciências, geografia, historia e matemática CRONOGRAMA: A duração prevista deste projeto é de 05 dias. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS O projeto será avaliado através da participação e envolvimento de todos s alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelos resultados das ações propostas realizadas e, principalmente pela construção dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer das atividades. A avaliação deve ser entendida como um meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do aluno. Ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes e participação das crianças nas cantigas e brincadeiras. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS MAFFIOLETTI, Leda e RODRIGUES, Jussara H. Cantigas de roda, 7ª ed. Porto Alegre, Editora Maguster Ltda. 1995 MARQUES, Francisco; VALE, Rubinho do; Enrola-bola; brinquedos brincadeiras canções. Belo Horizonte, Arte Brasileira Alternativa, sd MELO, Veríssimo de. Folclore infantil; acalantos, parlendas, adivinhas, jogos populares, cantigas de roda. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, sd. Biblioteca de Estudos Brasileiros, 20 MIRANDA, Nicanor. Duzentos jogos infantis. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1993. Corpo e alma, 6 IMAGENS

Um comentário: